

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, membros do OPo participaram de Mesas Redondas e Grupos de Trabalho do X Encontro de Pesquisa em Administração de Conflitos organizado pelo NUPIAC, vinculado do PPGD/UVA. No dia 11, abertura do evento, a coordenadora do OPo, Paula Pimenta, participou da Mesa Remembering the Future: Law, Power and the Empire of Impunity, ao lado do Prof. Dr. Rafael Iorio (PPGD/UVA, PPGJA/UFF), em que foi conferencista o Prof. Dr. George Bisharat (UC San Francisco School of Law). Nos dias 12 e 13, as discentes do bacharelado em Direito da UFSC Beatriz Fasolo e Beatriz Bregeron apresentaram os resultados de suas pesquisas de Iniciação Ciêntífica nas sessões 1 e 2 do GT 1 – Os efeitos da inquisitorialidade nas práticas no campo do Direito e da Segurança Pública, recebendo os comentários dos Professores Doutores Gabriel Borges e Marilha Reverendo Garau.
No dia 18 de novembro, as mesmas discentes apresentaram seus trabalhos no prestigioso XII Seminário Internacional do INCT/InEAC, recebendo os comentários dos Antropólogos Lucía Eilbaum e Lenin Pires.
Está tudo disponível na rede e vale a pena conferir!
X Encontro de Pesquisa em Administração de Conflitos – NUPIAC/PPGD/UVA
Mesa -Remembering the Future: Law, Power and the Empire of Impunity:
https://www.youtube.com/live/tWC2n0v3Lb8?si=wFJpXYXHW5TUJZja
GT 1 – Os efeitos da inquisitorialidade nas práticas no campo do Direito e da Segurança Pública:
Sessão 1: https://www.youtube.com/live/lgpPRbuTrnU?si=50MzgjXVj7I81qeD
Sessão 2: https://www.youtube.com/live/tcMYgvxQuk4?si=f-aG2DPaGKzqtk1x
XII Seminário Internacional do INCT/InEAC
Programação Completa
https://seminariodoineac.uff.br
Nós, membros do Grupo de Pesquisa Officina de Política (OPo/UFSC), encontramo-nos em posição de manifestar nossa solidariedade, agora em razão dos recentes ataquescovardemente direcionados a uma de nossos membros, a Pesquisadora em Ciências Jurídicas e Socias, e em Segurança Pública, Páris Borges Barbosa, uma referência nesta área. Repudiamos veementemente qualquer tentativa de difamação e cerceamento que lhe tem sido endereçada através de ataques desamparados de fatos e reiteramos nosso compromisso com o pensamento crítico brasileiro. Assinalamos que não há qualquer espaço numa sociedade democrática para as tentativas de intimidação e limitação à liberdade acadêmica, e sobretudo que não iremos nos abster do compromisso de combater qualquer ataque dessa natureza.
Estamos todas com você, Páris! Nós de OPo e toda a ciência social brasileira!

Esta semana, temos o prazer de receber o Professor Cesar Kiraly na UFSC. Kiraly é uma influência intelectual inconteste nas pesquisas desenvolvidas no âmbito de OPo e um grande amigo e apoiador do grupo. Serão 3 (três) oportunidades imperdíveis de ouví-lo:
06/11, às 16hrs
A cor em Hume e Diderot
CFH, Bloco B
A conferência ocorrerá no âmbito do 17 Congresso Internacinao de Estética Brasil, da ABRE.
Para mais informações, acesse: https://congresso2025.abrestetica.org.br/programacao/
07/11, às 16hrs
Lançamento de Alma e Frio
Livraria Livros & Livros, Centro de Convenções (Garapuvu).
Alma e Frio é o último livro lançado por Kiraly. No lançamento, poderá ser adquirido com substancial desconto, além de assinado pelo autor.
07/11, às 18hrs
Positivismo Jurídico e Ceticismo
CCJ, Auditório
A conferência foi um pedido de OPo, gentilmente atendido pelo Prof. Kiraly para os membros do grupo, a comunidade do CCJ e UFSC. É uma das atividades de encerramento do semestre 2025.2.
Esperamos você!
Nós, membros do Grupo de Pesquisa Officina de Política (OPo/UFSC) manifestamos nossa solidariedade com a Professora e Pesquisadora Jacqueline Muniz, referência inconteste para todos que, no Brasil, interessam-se por Segurança Pública.Repudiamos os ataques e ameaças direcionados a Jocqueline Muniz, os quais entendemos como tentativas de intimidação, cerceamento do pensamento, ataques à liberdade acadêmica e ao debate público qualificado, que assinalam a aversão mais obscurantista à diferença por seus perpetradores, bem como o seu claro oportunismo.Reafirmamos nosso compromisso com a autonomia universitária, o respeito aos pesquisadores e a defesa intransigente do pensamento crítico e plural, pilares fundamentais de uma sociedade democrática.